Educação - Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

Escola na comunidade do Batuva.

06 de Maio de 2024.

Escola na comunidade do Batuva.

Visita do Núcleo Regional de Educação em Guaraqueçaba.

Na última sexta-feira (03/05/2024) a equipe da Secretaria de Estado da Educação representada pelo chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá professor Paulo Severino Penteado, a engenheira Geovana Beatriz Ojczenaz, o técnico em edificações Antônio Sergio Regis, estiveram no município de Guaraqueçaba para início das tratativas para a construção de uma escola na comunidade do Batuva. A prefeitura Municipal através da prefeita Lilian Ramos Narloch foi representada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Arildo Reis.
Os representantes da comunidade senhores Ilton Gonçalves e Antônio Gonçalves apresentaram aos representantes da Secretaria de Estado da Educação e da prefeitura municipal as demandas locais e a importância da instalação da unidade escolar na região.
A equipe e a comunidade analisaram terrenos com a potencialidade de instalação da unidade escolar. A proposta agora segue com o apoio da prefeitura municipal para o levantamento da documentação e tratativas necessárias por meio da SEED/FUNDEPAR.

A expectativa da comunidade e da gestão para a construção de um colégio estadual na comunidade do Batuva é alta, pois com a distância entre comunidade e sede do município o transporte de alunos para o colégio Marcílio Dias é além de desgastante para os alunos, também um trajeto atípico comparando com qualquer outra linha escolar do estado, por conta das adversidades naturais como as chuvas que causam as cheias de rios e muitas vezes impossibilitam os alunos de chegarem ao colégio.

Além da visita do chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá ao Batuva, ele também participou ao final do dia de uma importante reunião junto a Prefeita Lilian Ramos Narloch, dos secretários municipais de Educação Sidney França, de Ação Social Jeiciane Camargo, de Turismo Cultura, Esporte e Lazer Leandro Diéguiz, do presidente do Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA) Joel dos Santos Agostinho, e de autoridades religiosas (padre e pastores) do município para tratarem da campanha Maio Laranja nas escolas e igrejas, e também conversarem sobre a importância do vinculo e entre educação, escola e religião para as nossas crianças e jovens guaraqueçabanos.

06 de Maio de 2024.

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba. Por nossa terra, por nosso povo!