Educação - Domingo, 05 de Maio de 2024

Educação - Entrega de novos escolares na comunidade de Tagaçaba.

05 de Maio de 2024

Educação - Entrega de novos escolares na comunidade de Tagaçaba.

No último dia 03 de Maio de 2024 a Secretaria de Educação, através da Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba fez a entrega de 02 veículos escolares (micro ônibus) na comunidade de Tagaçaba. Veículos que irão garantir o transporte escolar de centenas de alunos da Rede Estadual e Rede Municipal de ensino da região. Veículos provenientes do Programa Caminho da Escola.

A Prefeita Lilian Ramos Narloch e o Secretário de Educação Sidney França juntamente a demais autoridades estiveram presentes para fazer a entrega dos veículos na Escola, onde contou com a presença dos alunos, pais e professores da comunidade.
A Prefeita Lilian destacou que vem lutando desde o início da atual gestão em relação ao transporte escolar junto ao Governo do Estado, onde no ano de 2021 eram repassados 480 mil reais e agora o município de Guaraqueçaba recebe 2 milhões de reais anualmente, além da aquisição de 01 ônibus escolar em 2021 e mais 02 veículos em 2024. Graças ao comprometimento da secretaria responsável em levantar dados atualizados através de estudos feitos pela equipe e buscar pelos direitos de nossos estudantes.

Lembrando que desde o início da gestão houve um aumento significativo no número de alunos e na criação de de diversas novas rotas escolares, tanto terrestre quanto marítimo, atendendo hoje aproximadamente 450 alunos diariamente.
A Prefeita Lilian agradeceu também ao Fundepar e a Secretaria de Estado da Educação pela compreensão em atender ao Município onde o transporte é realizado em dualidade das Redes de Ensino (municipal e estadual). E também agradeceu a todos a todos os presentes na solenidade de entrega, onde destacou que a gestão continuará a lutar pelo direito da educação de qualidade e do transporte escolar digno a todos os Guaraqueçabanos, pois ainda existe muito a fazer e a melhorar, e finaliza confirmando o compromisso da gestão com a educação.

Você conhece o Programa Caminho da Escola?

Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, objetiva garantir, prioritariamente, o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica. O programa oferece ônibus, embarcações e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, onde normalmente há dificuldades para se chegar às unidades de ensino, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte escolar. Também visa proporcionar a participação dos estudantes em atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico da escola e realizadas fora do ambiente escolar. O controle da qualidade dos ônibus escolares é feito em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e os veículos são equipados com Dispositivos de Poltrona Móvel (DPM), para garantir acessibilidade aos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Veja também a matéria no site oficial do Governo do Estado.

Guaraqueçaba, 05 de Maio de 2024.

Prefeitura de Guaraqueçaba. Por nossa terra, por nosso povo!