Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Guaraqueçaba, terça-feira, 28 de junho de 2022 Telefone (41) 3482-1280

Atendimento Atendimento: 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Quin
23/06
Predomínio de Sol
Máx 30 °C
Min 15 °C
Índice UV
4.0
Sext
24/06
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
4.0
Sáb
25/06
Chuvas Isoladas
Máx 21 °C
Min 15 °C
Índice UV
4.0
Domi
26/06
Chuvas Isoladas
Máx 19 °C
Min 13 °C
Índice UV
4.0

Assistência Social - Quarta-feira, 15 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Junho Violeta

15 Junho - Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa.


Junho Violeta

15 Junho dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Amigos Guaraqueçabanos... precisamos respeitar, cuidar e proteger nossos idosos. 

Na data de hoje nos reunimos para falar sobre esse assunto de suma importância para nossa sociedade, a nossa Assistente Social Selma Doelle palestrou sobre a temática e trouxe informações importantíssima para todos que estiveram presentes.

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.

Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.

Em muitas partes do mundo, o abuso de idosos ocorre sem que haja reconhecimento ou resposta, pois, até recentemente, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado. Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pelas sociedades mundialmente. No entanto, há evidências que indicam que o abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social.

Ocorre nos países em desenvolvimento e nos países desenvolvidos e, no entanto, geralmente é subnotificado. As taxas ou estimativas de prevalência existem apenas em países desenvolvidos selecionados – variando de 1% a 10%. Embora a extensão dos maus-tratos aos idosos seja desconhecida, seu significado social e moral é óbvio e, como tal, exige uma resposta multifacetada, focada na proteção dos seus direitos.

De uma perspectiva social e de saúde, a menos que os setores de atenção primária e de assistência social estejam bem equipados para identificar e lidar com o problema, o abuso de idosos continuará sendo subdiagnosticado e ignorado.

Assista o vídeo da campanha realizada por nossa equipe clicando aqui

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Covid

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 24/06/2022

Portal atualizado em: 27/06/2022 15:03:40

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.