Assistência Social - Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Ação Social - Entrega de materiais de contrução na aldeia indígena.

Programa Renda agricultura Familiar.

Ação Social - Entrega de materiais de contrução na aldeia indígena.

Entrega de materiais de construção na aldeia indígena Kuaray Guata Porã através do Programa Renda Agricultura Familiar.

No ultimo dia 18 de abril a equipe da secretaria Municipal de Ação Social fez a entrega de materiais de construção na aldeia indígena Kuaray Guata Porã. Materiais estes comprados através do programa Renda agricultura Familiar para a construção de 5 banheiros na aldeia.

O programa Renda Agricultura Familiar é um programa do governo estadual do Paraná atendido pela equipe da Secretaria de Ação Social de Guaraqueçaba em conjunto com o IDR Paraná, programa esse que atende em média 25 famílias a cada semestre dentro do município.

O programa transfere um valor fixo às famílias da área rural, valor esse usado em pequenas reformas que melhorem o saneamento básico, o incentivo a produção para consumo próprio e o impulsionamento do desempenho em atividades agrícolas, como compra de sementes, insumos e equipamentos.

Quem pode participar:
Famílias que moram em áreas rurais de municípios prioritários para a assistência social e que trabalham na agricultura familiar, como pequenos agricultores, indígenas, quilombolas, faxinalenses e pescadores.

Como participar:
Depois de serem indicadas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) após um minucioso estudo social, um técnico do IDR Paraná junto a equipe técnica da Secretaria Municipal de Ação Social passam a acompanhar a família para construírem, juntos, um projeto de geração de renda e de melhoria da qualidade de vida.
Para subsidiar essas atividades, é repassado pelo governo do estado a cada família um auxílio financeiro de até R$ 3 mil.

Onde após o repasse do auxílio os mesmos fazem o acompanhamento das famílias até a conclusão do projeto.

O decreto estadual nº 2.573/1205 estabelece as condições para a concessão do benefício.

Guaraqueçaba, 19 de abril de 2024.