.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Educação - Segunda-feira, 28 de Março de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Educação de Guaraqueçaba toma novos rumos com trabalhos in-loco de especialistas da SMED

Dentre as ações realizadas estão o apoio aos pais, alunos e professores na volta às aulas presenciais, a capacitação pedagógica, o preparo do cardápio e distribuição de merenda escolar, e a oitiva das demandas da comunidade


Nos dias 22 a 24 de março, a Prefeitura de Guaraqueçaba por meio de sua Secretaria Municipal de Educação (SMED), iniciou os trabalhos in-loco nas comunidades escolares, que após o período de 2 anos de pandemia estão retomando as atividades presenciais. Nesta primeira etapa o trabalho foi realizado nas escolas de comunidades rurais e na sequência este trabalho será estendido para as ilhas.
 

Para esta ação foi mobilizada uma equipe de especialistas da secretaria de educação composta pela coordenadora pedagógica, Neuciane S. dos Santos, a documentadora escolar Eliane S. E Alves, a nutricionista Giseli V. França, Silvana B. Oelke, Augusto G.P. Santos, Cleiton S. Matsumoto e demais membros da equipe.
 

Pedagógico Dentre os assuntos pedagógicos das atividades realizada pelos professores foram enfatizadas a importância do preenchimento de relatórios básico, as principais abordagens pedagógicas e demais assuntos.

 

Merenda Escolar.

Foi estabelecido o acompanhamento e distribuição da merenda escolar, o cumprimento do cardápio preparado pela nutricionista aliada a cultura gastronômica local, o controle de estoque, o prazo de validade dos alimentos, e o asseio das merendeiras quanto a higienização, o uso de touca e máscaras para o preparo da merenda.

 

Ouvindo os ProfessoresDentre as situações apresentada pelos professores estão defasagem no ensino deixado pela pandemia neste dois anos de aulas remotas. Foram apontadas as melhorias aos espaços, equipamentos que contribuem para os professores na oferta do ensino para consolidar e colocar em práticas sua metodologia com o intuito de que sejam desenvolvidos com êxito os trabalhos educacionais.Todos estes apontamentos foram esclarecidos à comunidade escolar. Guaraqueçaba foi o município que mais reformou e revitalizou escolas durante a pandemia e neste período de aulas presenciais as escolas reabertas continuarão recebendo as equipes de manutenção a fim de garantir um ambiente escolar salutar e agradável à todos.
 

Palavras do Secretário
"Quando falamos no na educação em Guaraqueçaba, temos que considerar as características de nosso município, tais como a localização das escolas para atender as 26 comunidades insulares, 19 comunidades rurais e a Sede. Além disso existe o perfil de cada comunidade escolar, a cultura local das ilhas é diferente dos sítios e diferente da sede, desde os ensinos, a gastronomia e as situações cotidianas. Os profissionais de educação nem sempre residem nas comunidades e pensando nisso estamos levando este trabalho das equipes técnicas da Secretaria para cada escola da rede municipal, a fim de prestar um atendimento personalizado e que atenda as necessidades e peculiaridades de cada comunidade escolar." Fala o professor Sidney França, responsável pela pasta da Secretaria de Educação

Palavras da Prefeita
Sempre falamos aqui no 'olhar carinhoso com a educação', hoje estamos mostrando na prática o que isso significa. Somos os pioneiros neste trabalho de levar equipes de especialistas até as escolas das comunidades para capacitar os profissionais, ouvir a comunidade escolar e dar feedback dos trabalhos que foram, estão e serão realizados em cada escola. Acreditamos que este projeto lançado pela Secretaria de Educação trará excelentes resultados a curto, médio e longo prazo. Aliada as demais ações da Prefeitura, como, os investimentos em reforma e construção de escolas, recuperação e ampliação de da frota de veículos do transporte escolar, a remuneração justa dos professores, os programas de segurança alimentar escolar, e tantos outros que estão em nossa proposta de governo. Esta ação poderá mudar a história da educação em Guaraqueçaba." Diz a Prefeita Lilian Ramos Narloch

426 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.