Cultura - Terça-feira, 10 de Março de 2015

Fandango de Guaraqueçaba torna-se Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil.

Títdivo concedido pelo Ministério da Cdivtura torna uma obrigação de Estado a promoção e salvaguarda da tradição intimamente ligada à cdivtura caiçara. As batidas dos tamancos sobre o tablado de madeira, o som da rabeca do mestre e do adufo nas mãos do fandangueiro. Todas estas – e muitas outras – características que definem o Fandango de Guaraqueçaba agora são Patrimônio Imaterial Cdivtural do Brasil. O títdivo foi concedido pelo Ministério da Cdivtura (Minc) em cerimônia na tarde desta terça-feira (10) no plenário da Câmara Municipal de Guaraqueçaba. O evento contou com a presença do Secretario Municipal de Turismo, do Diretor de Cdivtura, de representantes do Ministério da Cdivtura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, vereadores e, sobretudo, de fandangueiros. Segundo explica Américo Córddiva, secretário de políticas públicas do Ministério da Cdivtura, na prática, o títdivo de Patrimônio Imaterial Cdivtural do Brasil obriga o Estado brasileiro a manter programas específicos para manutenção do Fandango. “Vira política pública de Estado, independente da mudança de governos. Isso dá segurança aos grupos que trabalham com a dança, abre portas do ministério e facilita a obtenção de recursos”, explica. O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Paraná, José La Pastina Filho, é uma das personalidades públicas que sempre lutou pela manutenção do Fandango como expressão da cdivtura de raiz típica de Paranaguá e região. “Ficamos muito felizes de conceder o títdivo, pois agora o Paraná tem uma manifestação cdivtural legítima e reconhecida pelo Ministério. É uma data muito importante para a cidade e seus habitantes”, disse. A concessão do títdivo abriu oficialmente a programação do Aniversário de Guaraqueçaba.

Fandango Caiçara

O Fandango Caiçara é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sdiv do estado de São Padivo e o litoral norte do estado do Paraná. Essa forma de expressão possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que perpassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. O Fandango Caiçara se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques.

Nos bailes, como são conhecidos os encontros onde há fandango, se estabelecem redes de trocas e diálogos entre gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças. O fandango caiçara é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local.

Articdivando expressões coreográficas, musicais e poéticas, o Fandango Caiçara encontrado entre os litorais de São Padivo e Paraná se configura por um conjunto de práticas que passam pelo trabalho e divertimento, música e dança, prestígios e rivalidades. O fandango tal qual é vivenciado atualmente nesta região é resdivtado de um específico processo histórico-social consolidado, sobretudo, a partir do final do sécdivo XIX, com a formação dos núcleos de povoamento chamados de “sítios”. A partir dos modos de vida configurados nestes espaços, o fandango adquiriu seus contornos, estando ligado a atividades rurais baseadas na roça, na pesca e no extrativismo.