.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Obras - Quinta-feira, 30 de Abril de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Investimentos do Estado ampliam atendimento de saúde em Guaraqueçaba

Investimentos do Estado ampliam atendimento de saúde em Guaraqueçaba


Investimentos do Estado ampliam atendimento de saúde em Guaraqueçaba

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta quarta-feira (29) um ônibus exclusivo para o transporte de pacientes de Guaraqueçaba, no litoral do Estado. Por conta da dificuldade no acesso terrestre, o governo estadual também destinou um motor náutico para recolocar em funcionamento a ambulancha municipal, que estava há um ano parada. O investimento é de quase R$ 250 mil em recursos do Governo do Estado e faz parte da estratégia de qualificação do transporte sanitário oferecido gratuitamente aos paranaenses. De acordo com Caputo Neto, o objetivo é garantir melhores condições de viagem para aquelas pessoas que necessitam se deslocar a outras cidades em busca de atendimento especializado. Em Guaraqueçaba, o destino mais comum dos pacientes é o Hospital Regional do Litoral. Localizada em Paranaguá, a unidade fica a três horas de viagem terrestre e a 30 minutos de deslocamento por lancha. “Por ser uma cidade pequena, a demanda de média e alta complexidade é encaminhada para Paranaguá, ou até mesmo Curitiba. Diante disso, havia a necessidade de diversificar as opções de transporte, tornando o deslocamento mais ágil e seguro”, afirmou. Segundo a prefeita da cidade, Lílian Ramos, o ônibus estará à disposição de pacientes que têm consultas, exames e tratamentos agendados em serviços de saúde de Curitiba e Região Metropolitana. “O conforto deste novo veículo garantirá uma viagem menos cansativa aos nossos usuários. Para se ter uma ideia, o tempo total desta viagem gira em torno de cinco horas, sendo que a maior parte é realizada em estrada de chão”, ressalta a prefeita.

TRASNPORTE NÁUTICO - Já a ambulancha será utilizada para a transferência de pacientes entre o Hospital Estadual de Guaraqueçaba e o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. Hoje a embarcação que presta este tipo de serviço leva pelo menos uma hora para completar o trajeto. Com a nova ambulancha, este tempo será reduzido pela metade. O barco também é responsável pelo transporte das equipes de saúde e dos pacientes que moram nas ilhas da baía de Guaraqueçaba. “Nossa realidade é totalmente diferente dos demais municípios do Estado. Temos, por exemplo, 19 comunidades cujo acesso só pode ser feito através do barco. Por isso, não podíamos mais ficar com a nossa lancha parada”, comenta o secretário municipal de saúde, Alcendino Ferreira Barbosa. Quando necessário, o resgate de pacientes pode ser realizado ainda por meio do helicóptero da Rede Paraná Urgência. Somente no ano passado, a aeronave foi acionada, em média, nove vezes por mês. OUTROS EQUIPAMENTOS - Durante a solenidade, o secretário Caputo Neto destacou também que outras áreas do município estão recebendo atenção especial do governo. “Recentemente entregamos um aparelho de ecografia e um ultrassom ao município, permitindo que as gestantes realizassem os exames aqui em sua própria cidade. Antes, o exame tinha que ser feito em Paranaguá, causando enormes transtornos à futura mãe”, relatou. Também nesta quarta, o Estado repassou à prefeitura uma motocicleta para integrar a frota de veículos do setor de vigilância em saúde e uma câmara frigorífica, que será doada à colônia de pescadores da Ilha de Superagui. A intenção é auxiliar a comunidade local a se adequar às normas de vigilância sanitária para que os pescadores continuem vendendo seus pescados regularmente. Ainda em agenda no município, Caputo Neto visitou as obras de três unidades de saúde que estão sendo reformadas com recursos estaduais. As estruturas ficam na área rural e são responsáveis pelos primeiros socorros e atendimento básico da população que vive nas regiões de Serra Negra, Tagaçaba e Itaqui. Veja mais em http://www.saude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4088&tit=Investimentos-do-Estado-ampliam-atendimento-de-saude-em-Guaraquecaba. 

282 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.