Cultura - Sexta-feira, 04 de Setembro de 2015

Prefeita Lilian assina Lei que Cria o Dia do Fandango Caiçara ?Mestre Janguinho?.

Num consenso entre Poder Executivo e Legislativo, a Prefeita Lilian Narloch, ao lado do Vice Prefeito  Joel do Nascimento deu o aval do poder executivo na assinatura da Lei que Cria o Dia do Fandango Caiçara “Mestre Janguinho” em Guaraqueçaba. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (04/09), na sede da Prefeitura, com a presença das diferentes representatividades do município. A Prefeita Lilian recebeu por escrito um pedido de representantes do Fandango municipal, para que o Dia do Fandango Caiçara fosse institucionalizado.

Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, mi menor). No Brasil o termo fandango se aplica a dois grandes grupos de folguedos populares, o auto marítimo do ciclo natalino, encontrado em alguns estados nordestinos e o nosso baile sulista, encontrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em 2011 o Fandango foi agraciado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como o primeiro bem imaterial do sul do Brasil por suas características particulares das culturas que colonizaram as regiões do litoral sul paulista e paranaense. Nos bailes, como são conhecidos os encontros onde há Fandango, se estabelecem redes de trocas e diálogos entre gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças. O Fandango Caiçara é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local. (Iphan, 2012), A data será comemorada anualmente na semana de 06 de outubro. A celebração alusiva ao Dia do Fandango Caiçara “Mestre Janguinho” tem por objetivo por conservar as tradições, resgatar seus valores folclóricos, divulgar, disseminar, promover, preservar, expressar, ensinar, estudar, historiar o Fandango em suas formas típicas e tradicionais vivido pelo caiçara. “ Quando a Câmara, através do Presidente Oromar Rodrigues, disse que era de interesse dos Fandangueiros do município instituir o feriado do Dia do Fandango Caiçara, falei que só assinaria a lei, se todos estivessem em comum acordo” – relata a prefeita.