.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Obras - Sábado, 10 de Abril de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

REUNIÃO DOS COMERCIANTES DE GUARAQUEÇABA REALIZADA NESSE SÁBADO (10) FOI CONSIDERADA A MAIS PRODUTIVA DOS ÚLTIMOS TEMPOS - VEJA O QUE DIZEM OS REPRESENTANTES DE CADA SETOR DO COMÉRCIO

REUNIÃO DOS COMERCIANTES DE GUARAQUEÇABA REALIZADA NESSE SÁBADO (10) FOI CONSIDERADA A MAIS PRODUTIVA DOS ÚLTIMOS TEMPOS - VEJA O QUE DIZEM OS REPRESENTANTES DE CADA SETOR DO COMÉRCIO


REUNIÃO DOS COMERCIANTES DE GUARAQUEÇABA REALIZADA NESSE SÁBADO (10) FOI CONSIDERADA A MAIS PRODUTIVA DOS ÚLTIMOS TEMPOS - VEJA O QUE DIZEM OS REPRESENTANTES DE CADA SETOR DO COMÉRCIO

REUNIÃO DOS COMERCIANTES REALIZADA NESSE SÁBADO (10) FOI CONSIDERADA A MAIS PRODUTIVA DOS ÚLTIMOS TEMPOS - VEJA O QUE DIZEM OS REPRESENTANTES DE CADA SETOR DO COMÉRCIO

A Reunião que durou nada menos que 3 horas trouxe como característica principal a democracia e a ordem.

Presentes estavam Arlene Nogueira do ramo de Salão de Beleza e Representante dos Comerciantes no Município, Luan Mendes Dina (representante dos barqueiros), Douglas Colombes (representando as quitandas e empórios), Ricardo Pires do Pague Menos (representando os supermercados), Gabriel Ramatero do Hotel Guarakessaba (representante do ramo de Turismo e Hotelaria), Adir Truchan do ônibus do Batuva e Mercado do Adir (representando o transporte terrestre).

Algumas lideranças não puderam estar presentes por motivos particdivares, Patricia Gonzáles da Farmácia Madri (ramo farmacêutico), Wiliam da Maxi Mundial (representando o setor de lojas de roupas e calçados), Aline da Loja de Utilidades e Xerox, Tico do Canoa Quebrada Bar (representando bares e restaurantes) e João do Guaricanas (representando os taxis náuticos).

A sra Arlene  Nogueira, que já estava a frente como uma liderança reconhecida pelos comerciantes locais, foi eleita oficialmente e por  unanimidade como Representante dos Comerciantes de Guaraqueçaba.

Arlene comenta que pretende continuar o bom diálogo com os colégas e com a gestão municipal como já vinha acontecendo. 

?Desde que criei o grupo a um ano atrás, sempre tivemos bom diálogo entre nós e com a gestão. Com a Prefeita Lilian, esses laços se estreitaram e os diálogos passaram a ser ainda mais abertos e frequentes, em virtude dos acontecimentos das últimas semanas, vimos a necessidade de deixar mais clara nossa posição pacífica e cooperativa, para isso estamos nos reorganizando e hoje vimos que as coisas só tendem a melhorar. Agradeço a prefeita e sua equipe, ao secretário de educação que nos cedeu espaço para a reunião, a Assessora de Comunicação e Imprensa 

e à todos os presentes,.?

O Sr  Gabriel Ramatero trouxe uma vasta experiência do ramo de Turismo e Hotelaria, um balanço de como a pandemia afetou seu comércio e o setor em geral, apresentou idéias inovadoras para a retomada do comércio e turismo com segurança. 

?Uma coisa maravilhosa que a Prefeitura fez foi trazer esses testes rápidos em massa, isso foi maravilhoso, nós donos de hotéis e pousadas podemos emitir Vouchers para nossos hóspedes entrarem no município sob nossa responsabilidade e alinhar as listas com a barreira sanitária e barqueiros, quem não tiver nome na lista deve apresentar exame. Eu mesmo faço teste na ida e na volta quando vou à São Padivo o que me custa quase r$200,00, aqui na prefeitura o mesmo teste é gratuito"

Luan que é proprietário do  barco de linha comenta sobre a dificdivdade de se criarem regras específicas para sua embarcação:

?Meu barco tem capacidade para cerca de cem pessoas e já chegamos a fazer viagem com 3 passageiros, grande parte dos passageiros chegam em cima da hora, oriundos de comunidades rurais sem telefonia ou internet, o que dificdivta o agendamento por lista como ocorre nos taxis náuticos, além disso precisamos nos organizar enquanto barqueiros, a maioria é solidária e respeita os combinados, mas sempre tem um que tenta tumdivtuar, a idéia de uma Associação de Barqueiros é a saída para evitar conflitos".

Sr Adir fala das possibilidades de ampliar a linha de ônibus para demais comunidades.

?Hoje fazemos a linha Batuva-Guaraqueçaba com muito custo pois a estrada judia demais do veícdivo, se houvesse uma boa manutenção da estrada PR-405, poderíamos pensar na idéia de voltar com a linha Potinga-Guaraqueçaba e assim atender todas as comunidades rurais do município, nossos passageiros obedecem todas as normas de segurança do Covid, graças a Deus"

Ricardo Pires fala das medidas de enfrentamento dentro do mercado em que trabalha.

?O Pague Menos sempre fez tudo o que pediram,  faixas, fichas, álcool,  até isolamos áreas de produtos que não poderiam ser comercializados em respeito a nossos concorrentes do ramo daqueles produtos, o mesmo ocorreu com as bebidas alcoólicas, teremos que mandar para outra loja. Sobre os testes rápidos, foram ótimos pois pudemos identificar os funcionários assintomáticos e afastá-los do serviço, preservando a saúde deles e doss demais"

Adir e Ricardo mostraram grande preocupação com a perda de estoque de bebidas alcóolicas  caso os decretos de Lei Seca perdurem.

Elaine Laufer se manifestou como representante do Abrigo de Animais Cãoiçara Guaraqueçaba:

"Não apenas os humanos mas os animais são amplamente afetados, ações voluntárias deixam de ser realizadas para evitar aglomerações, além de que dependemos de taxis náuticos para transportar estes animais para tratamentos em clinicas especializadas em Paranaguá. A Gestão Publica tem demonstrado interesse pelo assunto e futuramente a questão animal estará em pauta junto ao legislativo e executivo, por hora precisamos enfrentar o nosso inimigo invisível, o Coronavirus Covid-19"

Douglas Colombes falou do sucesso da reunião, da forma como cada um explicou com propriedade cada questão de seu setor no comércio. 

?Acho que essa foi a reunião mais proveitosa que tivemos, se houvesse esse tipo de comunicação e organização antes, as coisas estariam bem melhores. Agora é seguir em frente.?

O Professor Sidney França demonstrou entusiasmo com a reunião 

?Estou muito feliz com o que presenciei hoje, acredito que se estas pessoas da sociedade civil organizada seguirem no modelo que implantaram hoje, o futuro será brilhante, tenho certeza que dessa forma hoje Guaraqueçaba deu mais um grande passo em direção a dias melhores com grandes feitos.?

O grupo enfatizou a importância da Assessoria de Comunicação e Imprensa e a forma clara como a Assessora explicou cada item dos decretos e das medidas de enfrentamento ao Covid no município, a  positiva repercussão dessas medidas adotadas por Guaraqueçaba nas mídias externas e  a disposição para esclarecimento das dúvidas de cada um. 

A expectativa agora é ter uma audiência com a prefeita Lilian e seus pares, para dar continuidade ao bom diálogo semeado desde o inicio da gestão. O Grupo de Comerciantes reafirma estar alinhados com a Prefeitura e a Cãmara nas medidas adotadas e torcem para que tudo volte a normalidade o mais breve possível 

285 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.