Obras - Quarta-feira, 01 de Setembro de 2021

Guaraqueçaba retoma atividades esportivas e atletas se preparam para participar do JASP

No dia 01 de julho a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte, divulgou os calendários da competições dos jogos oficiais do Estado do Paraná e suas modalidades.

As inscrições em Guaraqueçaba foram realizadas entre os dias 26 ao dia 30 de julho, diferente dos demais anos, em 2021 as inscrições foram abertas ao público, segundo João Amadeu Júnior (Juninho) que é Diretor de Esportes do município, esta foi um estratégia para descobrir novos talentos.

?Temos muitos talentos ainda não descobertos nas nossas comunidades insulares, rurais e até mesmo na sede, esperamos que com a abertura das inscrições para toda a população, estes talentos se destaquem e sejam treinados para as competições e incentivados seguir carreira esportiva.? Diz Juninho

Falta de atletas para participação do Futsal Feminino

Na modalidade futebol de salão feminino, das 14 vagas apenas 4 inscrições, por não haver o número mínimo de atletas inscritas, deste modo, este ano Guaraqueçaba não participará das competições desta modalidade.

Futsal Masculino

Na modalidade Futsal Masculino houveram 25 inscritos para ocupar as 14 vagas disponíveis. São atletas das comunidades rurais, insulares e da Sede do município, que realizaram a inscrição junto a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

Os cuidados durante a pandemia

Os jovens inscritos no JASP 2021, já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e fizeram o teste de IGM e IGG para detectar possíveis infecções pelo coronavírus. Não havendo nenhum positivado os treinos ao ar livre tiveram início no dia 03 de agosto na quadra poliesportiva do Colégio Estadual Marcílio Dias, na Sede do Município.

Durante os treinos serão selecionados os 14 atletas sendo 5 titulares e uma equipe reserva de 9 jogadores. Os atletas participarão dos Jogos Abertos do Paraná no município de Paranaguá nos dias 12 e 26 de setembro e 10 de outubro serão realizados os jogos da primeira fase, já a segunda fase será realizada nos dias 24 de outubro, 07 e 11 de novembro.

O Coordenador Estadual de Esporte de Rendimento da Superintendência, Emerson Venturini, mais conhecido pelo apelido Milico, explica que os formatos pensados para este ano visam, somados aos cuidados dos protocolos já citados, diminuir os riscos aos participantes.

?Nas etapas regionais JAPS e JOJUPS, as equipes das modalidades coletivas vão se deslocar até o local de competição, jogar e voltar para seu município de origem no mesmo dia. Desse modo, não teremos alojamentos, mantendo os atletas e as equipes técnicas pouco tempo nos locais? Diz Milico

A Prefeitura de Guaraqueçaba considera as atividades desportivas extremamente importantes para nossa população e vem traçando metas e estratégias para incentivar o esporte local em todas as suas modalidades, tais como futebol, futsal, basquete, voleibol, handball, skate, artes marciais, jogos de natureza, xadrez e outros. Para isso as secretarias municipais estão empenhadas no planejamento, revitalização e construção de espaços adequados, promoção de tratativas com instituições públicas, privadas e outras esferas governamentais.

Palavra da Prefeita

?A meta é não somente tornar Guaraqueçaba referência em algumas modalidades esportivas mas também,  em breve, estarmos exportando atletas para demais cidades. Sobre o JASP, em nome da população Guaraqueçabana, eu gostaria de agradecer aos nossos atletas que irão participar dos Jogos Abertos do Paraná, que Deus os abençôe imensamente. Guaraqueçaba está torcendo por vocês.? Fala a prefeita Lilian Ramos Narloch

ACIG ? Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista Responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)