Obras - Quinta-feira, 02 de Setembro de 2021

Equipes da educação não medem esforços para entregar apostilas aos alunos de comunidades rurais e indígenas de Guaraqueçaba

?Nenhuma dificuldade nos fará desistir, no que depender de nós, todas as crianças de Guaraqueçaba terão acesso à educação.? Diz a pedagoga após três longos dias de caminhadas debaixo de sol e chuva, por trilhas estradas e lamaçais.

Imagens de Assessoria de Imprensa de Guaraqueçaba

Nesta terça-feira (31) as equipes da Secretaria Municipal de Educação iniciaram a entrega das apostilas para os alunos da rede municipal de ensino, na ocasião recolheram as apostilas anteriores que serão corrigidas e por meio delas será avaliada a participação de cada aluno e familiar nesse novo formado de educação a distância elaborado em virtude da pandemia ocasionada pela transmissão da Covid-19.

O município de Guaraqueçaba é composto por alunos da sede e mais 26 comunidades insulares e 19 comunidades rurais, grande parte estão em regiões de difícil acesso e sem conectividade com redes de telefonia e internet, mesmo com os investimentos da prefeitura em ampliação dos sinais de internet nas escolas, ainda assim a falta de dispositivos não possibilita a adesão dos alunos à vídeo aulas.

As apostilas como uma alternativa acessível à todos

Considerando estas peculiaridades do município, o  professor Sidnei França que é responsável pela pasta da Educação e sua equipe de Pedagogos (as) altamente capacitados, desenvolveram um método de ensino por apostilas. Este material é produzido, diagramado, impresso e montado na sede da secretaria de educação. Até o momento já foram impressas mais de 500.000 folhas de apostilas e a produção não para, custo é altíssimo e o trabalho in cessante.

Comunidades atendidas

Neste início de semana as foram atendidas as comunidades escolares de, Rio Verde, Batuva, Utinga, Rio do cedro, Tagaçaba de cima, Tagaçaba Porto da linha, Serra Negra e a aldeia indígena Karay Haxa.

Os trabalhos continuarão até que todos os alunos do município tenham recebido o material pedagógico. Os pais ou alunos que tiverem dúvidas ou necessitarem de auxílio ou podem entrar em contato com os professores das escolas locais ou ainda com a secretaria municipal de educação.

O amor a profissão

Não poderíamos encerrar esta matéria sem uma menção honrosa aos profissionais de educação que superam a tudo e chegam ao limite por amor ao próximo, por amor a causa, por amor a profissão, por amor a Guaraqueçaba.

?Nenhuma dificuldade nos fará desistir, no que depender de nós, todas as crianças de Guaraqueçaba terão acesso à educação.? Diz a pedagoga Débora Paiva Xavier após tres dias de caminhadas por trilhas e estradas e lamaçais, debaixo de sol e chuva.

Palavra da Prefeita

"Como guaraqueçabana sinto um misto de orgulho, tristeza e motivação. Orgulho dos nossos servidores e do nosso povo guerreiro, tristeza em ver todo esse sofrimento e motivação para lutar a cada dia por melhorias para nossa população. Precisamos mais do que nunca que outras esferas do poder público ajudem nossa cidade. Estamos procurando parcerias, e cobrando apoio dos governos estadual e federal. Juntos somos fortes." Diz a prefeita Lilian Ramos Narloch

Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista Responsável pela ACIG: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

Por nossa terra. Por nosso povo!