Obras - Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021

Prefeitura de Guaraqueçaba anuncia início de pavimentação com material fresado na sede do município.

Estudos apontam que o uso do material fresado é hoje uma das alternativas mais vantajosas e ecologicamente corretas para recuperação e construção de pavimentos.

Nesta quarta-feira (13) a Secretaria Municipal de Planejamentos e Projetos, anunciou o recebimento de 400 metros cúbicos de material fresado que serão utilizados na pavimentação das ruas Antônio Lisboa de Miranda e Avenida Maria Carolina de Lisboa, na sede do município, o departamento de Urbanismo já está alinhado com a Secretaria de Obras e Transportes que irá excutar a obra nos próximos dias. O objetivo e extender a ação para demais vias públicas.

O material fresado foi fornecido pela Superintendência da Regional Leste da Secretaria da Infraestrutura e Logistica do Estado do Paraná, o material é oriundo da Rodovia BR-277 sentido Curitiba - Paranaguá que está passando por reformas.

A Fresagem

Bastante utilizada em obras de recuperação e construção de pavimentos, a fresagem consiste no corte de uma ou mais camadas do revestimento asfáltico ou de concreto por meio de fresas rotativas. A técnica pode ser utilizada para retirar uma camada superficial de contaminantes, preparar o piso para receber novo revestimento, criar sulcos antiderrapantes e, até mesmo, remover faixas de trânsito. O material fresado pode ser reaproveitado em outras obras de pavimentaçãom como estas que ocorrerão em Guaraqueçaba.

Um estudo publicado pelo Departamento de Engenharia de Materiais de Construção da Universidade Federal de Minas Gerais concluiu que, devido à escassez de materiais virgens e o aumento do custo na restauração convencional do pavimento, procura-se soluções para reduzir os custos das obras e do impacto causado pela retirada de matéria- prima da natureza. Foram encontradas variadas técnicas de reciclagem dos pavimentos. O estudo afirma que essas técnicas são de extrema importância para o meio ambiente e as vantagens do processo de reaproveitamento do material fresado de pavimentação se sobrepõe às suas desvantagens. É necessário que os novos engenheiros, arquitetos e projetistas se atualizem juntamente com a geração existente, e que grandes empresas do ramo rodoviário adotem a técnica.

Palavras do Secretário

?Paulatinamente estamos vislumbrando os projetos saindo do papel, desde a gestão anterior da Prefeita Lilian Ramos, nós já vinhamos construindo esta idéia que com as mudanças politicas acabaram engavetadas. Com o retorno da equipe ao executivo municipal, retornaram também os projetos que hoje, com apenas 9 meses de gestão já se mostram bem adiantados. Eu agradeço a prefeita por priorizar estas demandas colocando-as em pauta em suas trativas com outras esferas goverfnamentais, agradeço também ao Arildo Pontes dos Reis que é o diretor de urbanismo, a toda equipe da Secretaria de Planejamento e Projetos e principalmente a Secretaria de Obras e Transportes que prontamente iniciou a logística para coletar este material.? Diz o Douglas Colombes da Costa, responsável pela pasta de Planejamentos e Projetos

Em breve, mais notícias boas.

ACIG - Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista Responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

Por nossa terra. Por nosso povo.

Sonora