Obras - Segunda-feira, 01 de Novembro de 2021

Prefeitura de Guaraqueçaba emite nota oficial em virtude das enchentes do final de semana

Equipes da prefeitura estão auxiliando a população, foi emitido alerta e disponibilizado telefone de apoio

Na tarde deste domingo (31) a Prefeitura de Guaraqueçaba recebeu imagens de moradores da comunidade rural do Batuva que relatavam que devido a constante chuva o nível dos rios da região estavam transbordando e com fortes correntezas, porém não havia relatos da água ter invadido nenhuma residência.

Imediatamente a prefeitura emitiu um comunicado à população por meio de sua Assessoria de Comunicação e Imprensa, o comunicado de alerta à população com o número de telefone da Defesa Civil disponibilizado para apoio, foi amplamente divulgado no site da prefeitura, redes sociais, listas de transmissão de whatsapp e veículos de mídia externa como grupo de jornalistas, rádios e emissoras de TV.

Na madrugada do desta segunda-feira (01) devido a cheia de alguns rios, o abastecimento de água potável foi interrompido bem como alguns locais ficaram sem energia elétrica. Imediatamente as equipes da COPEL e da Defesa Civil iniciaram os trabalhos ?In Loco?.

Vale ressaltar que o município não dispõe de veículos terrestres do porte necessário para este tipo de operação, onde em muitos locais é arriscado transitar mesmo com caminhonetes com tração 4x4, quiçá com veículos baixos como os disponíveis no momento, mas, ainda assim a prefeitura vem fazendo todo o possível para que a ajuda chegue à população.

A PR-405 esteve interditada devido ao alagamento em vários pontos. Na comunidade Rural de Ipanema do Norte a água na estrada chegou a 30cm, na comunidade rural do Batuva 40cm e nas proximidades do Rio Lageado, já no município de Antonina, a água chegou a 30cm. Vale ressaltar que os motoristas não devem arriscar enfrentar estes alagamentos, tanto pela força da correnteza quanto pela incerteza do que tem debaixo das águas escuras. Outro fator de perigo é que com as fortes chuvas há o risco iminente de desabamento das encostas dos morros e de queda de árvores em todos os 80km da PR-405.

Recentemente muitas famílias Guaraqueçabanas tiveram suas casas destelhadas e enormes prejuízos devido a ventania que ocorreu no município, as equipes da Defesa Civil estavam ainda em atendimento a estas famílias quando veio enchente.  A Prefeitura de Guaraqueçaba pede à população compreensão e colaboração, as equipes estão empenhadas para que a ajuda chegue à todos da melhor forma e na medida do possível todos serão atendidos.

Segundo informações de moradores da área rural, no período da tarde o sol já apareceu e o nível das águas começou a baixar, estima-se que em breve tudo volte a normalidade.

Sonora

Sonora