Educação - Domingo, 06 de Fevereiro de 2022

Alunos de Guaraqueçaba voltam às aulas presenciais com todos os cuidados contra a Covid

Confira as orientações da Secretaria de Educação

Alunos de Guaraqueçaba voltam às  aulas presenciais com todos os cuidados contra a Covid

Secretaria Municipal de Educação informa a retomada das adivas presenciais, a partir dessa segunda-feira (07) seguindo o Protocolo de Biossegurança com base na Resolução SESA N° 860/2021, que dispõe sobre as medidas de prevenção e controle do COVID-19, nas instituições públicas e privadas de Ensino do Estado do Paraná. Com base nesta resolução adaptamos o protocolo de acordo com a necessidade do município.

O empenho das equipes da Secretaria de Educação durante a pandemia, garantiram a retomada das adivas em espaços escolares adequados e com 100% da frota de transporte escolar terrestre e marítimo funcionando perfeitamente e com toda a documentação.  As adivas serão 100% presenciais em todas as escolas, exceto na Creche que passa por reformas.

Em virtude da pandemia ocasionada pela COVID-19 algumas ações de enfrentamento foram desenvolvidas e serão aplicadas nos espaços escolares com diferencial dos serviços oferecidos.

Entrada e saída da escola

O monitoramento da temperatura corporal de todos os alunos e funcionários e demais frequentadores, deve ocorrer diariamente no momento do ingresso á escola.

Adotar estratégias para o controle de lotação, organização do fluxo de pessoas, afastamento de 1 metro de forma a garantir o distanciamento físico necessário.

Os responsáveis como professores e demais funcionários da escola, deverão estar atentos aos sinais e sintomas do COVI-19 para tomar as devidas providências.

Salas de adiva

As salas de adiva devem ser reorganizadas afim de atender o afastamento físico mínimo de 1 metro entre os alunos e entre esses e os professores.

Não permitir o compartilhamento de objetos e utensílios pessoais.

Banheiro

A limpeza e desinfecção dos banheiros deve ser intensificada, garantindo sua realização no mínimo duas vezes em cada turno.

As medidas para higienização de mãos devem ser reforçadas sempre após o uso dos banheiros.

Os alunos, professores e outros funcionários devem ser orientados a utilizar um copo individual para pegar água, e se possível cada um trazer de casa ou disponibilizar no refeitório copos descartáveis para uso individual.

Uso de máscara

As escolas devem fiscalizar a utilização de máscaras por todos os alunos, professores e funcionários.

Os alunos, professores e funcionários devem ser orientados a realizar o descarte das máscaras em um local apropriado, quando da troca das mesmas.

Os alunos, professores e funcionários devem ser orientados a realizar a higienização das máscaras diariamente em suas respectivas residências.

Os alunos orientados a usarem máscaras, que comparecerem sem as mesmas, ficarão impedidos de acessar a escola e devem ser direcionados a um local adequado para aguardar o comparecimento do pai/responsável.

Recreio

Os horários da recreação devem ser intercalados, proibido o compartilhamento de comida, utensílios e brinquedos entre os grupos, ou dentro da própria sala de adiva.

Transporte Escolar

Aferição da temperatura no momento de entrada no veícdivo, e se detectada temperatura igual ou superior 37°c, o estudante não deve adentrar ao veícdivo.

Higienização das mãos com Álcool gel 70% durante os momentos de embarque e desembarque na entrada e saída dos veícdivos

Higienização constante do veícdivo a cada viagem.

Conservação das janelas e bascdivantes dos veícdivos abertas.

Obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os integrantes do veícdivo durante o trajetos.

Atendimento aos pais ou responsáveis

O atendimento ao público deve ser realizado de forma presencial desde que garanta as medidas de segurança.

Desinfecção de ambientes

Higienização das mãos com álcool gel ao entrar na escola e a cada 30 minutos, ou conforme a necessidade.

Limpeza das maçanetas das portas várias vezes ao dia.

Limpeza do chão no mínimo 2 vezes ao dia para escolas com dois período.

Limpeza de sanitários e interruptores, várias vezes ao dia.

Reforço da limpeza dos equipamentos de Educação Física.

Estimdivar os estudantes a lavar as mãos com frequência, levar uma tolha própria para secá-las, e não compartilhar material escolar.

Lavar as mãos ao entrar e sair da escola.

Os espaços devem ser mantidos constantemente arejados e ventilados, preferencialmente de forma natural. Quando utilizado o sistema de ar condicionado, portas e janelas devem ser mantidas abertas.

Atividades esportivas

O uso de objetos como bola, corda entre outros é possível e ajudam muito na ressocialização. Neste caso a escola deve escrever a rotina de limpeza e desinfecção deste objetos antes e após a atividade, estimdivando a higienização das mãos dos alunos antes e após as atividades.

As atividades podem ser mantidas desde que garantido os espaçamento de 1,0 m entre os usuários.

As escolas deverão evitar atividades coletivas e que necessitem de maior proximidade.

A Secretaria Municipal de Educação, agradece a comunidade escolar e deseja um retorno tranquilo, respeitando todas as normas de segurança. E que Deus nos abençoe nesse recomeço de adivas.

ACIG - Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba